Ticiana Villas-Bôas Apresentadora do Jornal da Band foi o Alvo do NaMira da UPA!

Publicado: 18 de maio de 2010 em Canal de Entrevistas, Entrevista, jornalismo, TV
Tags:, , , , , , , , ,

Dona de um sotaque baiano muito carismatico, Ticiana Villas-Bôas, que foge do estereótipo garota do tempo e ‘dondoca’ conta suas histórias de determinação ao Na Mira da UPA!

Apresentadora do Jornal da Band juntamente com Ricardo Boechat e Joelmir Beting, ela fala sobre a carreira e sua agitada rotina.

Ticiana já  ganhou o título de melhor âncora de TV em 2009, no Troféu Mulher Imprensa. Confira mais sobre essa profissional, nessa maravilhosa entrevista.


Em Salvador, qual foi a primeira entrevista que você fez a ser inserida na programação nacional da Band?

No carnaval de 2005, fazia uma semana que estava na Band Bahia e fui contratada pela emissora para fazer coberturas locais, mas aconteceu alguma coisa com uma das equipes de nacional e sobrou para mim. Essa foi minha primeira participação em rede. Fiquei muito nervosa, mas acho que fiz direitinho: criava pautas, produzia situações na hora que sabia que iria chamar atenção dos paulistas, forçava a barra para ser chamada nos links, me metia nas arquibancadas, saia da corda dos blocos, dava um jeito de subir nos trios.

Com isso, o pessoal de São Paulo não teve escolha, repararam em mim.

Como foi essa migração da Band Salvador para a emissora de São Paulo?

O repórter de Salvador, que fazia as matérias nacionais, entrou de férias e minha chefe em Salvador perguntou se eu preferia ser apresentadora do programa local, o Band Cidade, ou cobrir as férias dele. Decidi ficar com a reportagem. Só que ficou um buraco na minha vaga e que precisava ser preenchido para o nosso jornal local. A Band de São Paulo mandou uma repórter, Juliana, que estava começando e trabalhava como rádio-escuta. Passado um mês, eu a convenci a trocarmos de lugar; ela em Salvador e eu iria para São Paulo. Ela aceitou na hora. Mostrei a proposta para a chefia, a resposta foi “não”. Expliquei que os gastos seriam por minha parte, insisti. Então meu chefe disse: “Nunca vi pessoa tão insistente e chata. Vá logo”.

Jornal da Band, apresentação: Ticiana Villas-Bôas, Joelmir Beting e Ricardo Boechat. Ficou surpresa quando foi escalada para ser a apresentadora titular do principal jornal da emissora?

Muito, nunca tinha pensado em ser apresentadora. Meu sonho era ser repórter especial, fazer grandes reportagens e ser correspondente internacional. Também tinha – e não posso negar que ainda tenho – aquele sonho de todo estudante de jornalismo recém chegado da faculdade, cobrir guerra.

Por falar na equipe de apresentadores, como é trabalhar junto com os dois (Joelmir e Boechat)?

Eles são pessoas extremamente simples, acessíveis, simpáticas e dispostas a ensinar. Sinto-me honrada em trabalhar com os dois. Não tem um dia no qual eu não escuto pelo menos uma frase que me faça refletir, anotar, aprofundar a leitura quando chegar em casa. Os dois são acima da média, são realmente geniais.

E quais são as etapas a se realizar para quem apresenta um telejornal diário?

Muita gente acha que apresentador só chega para trabalhar alguns minutos antes do jornal ir ao ar, isso é engraçado.

Em um dia normal, de rotina, chego ao meio dia, horário que a equipe se encontra para a reunião de espelho, distribuir as matérias para cada editor e discuti-las. Como também sou editora de clima, depois da reunião começo a cuidar das matérias, tanto as do dia quanto o planejamento para as do dia seguinte. Às três e meia da tarde desço para me aprontar, maquiagem, cabelo e figurino; ainda não me acostumei, nem me conformei com essa uma hora perdida de dondoca, mas não tem jeito, a cada dia vejo que é necessário. Das quatro e meia as cinco gravo o mapa tempo. Das cinco as sete continuo o trabalho na edição e as sete vou para o estúdio. Geralmente saio às nove da noite, depois da ultima reunião do jornal. Isso em dias normais, sem contar quando faço reportagens, quando tenho que chegar as sete da manhã.

A apresentadora anterior do Jornal da Band, Nadja Haddad, migrou para a apresentação do Vídeo News, uma atração de entretenimento.

Uma vez que apresentou o programa de variedades Atualíssima, junto com Leão Lobo, queremos saber se você pretende ficar definitivamente no jornalismo ou se tiver uma proposta, até mesmo dentro da Band para apresentar novamente um programa de variedades, você aceitaria?

Não me vejo em outra área, mas gosto de programas que mesclem entretenimento, notícias, revista. Arriscaria outros formatos, mas que incluam postura e visão de jornalista. Programas como o CQC não deixam de ser jornalismo.

Algumas pessoas te vêem com o estereótipo de “Garota do Tempo”?

Isso aconteceu somente no inicio, quando comecei na bancada, já que a maioria do público talvez não se lembrasse de mim como repórter, mas agora não percebo mais isso. Sinto que gostam do meu trabalho como apresentadora. Mas de vez em quando levo bronca na rua porque choveu ou fez mais calor do que eu disse.

Na época de repórter você sempre se destacou pelas matérias especiais e documentários, por exemplo, “Naufrágios na Bahia” e “Meninos Mulheres”. Tem saudade desse tempo? Existe a possibilidade dos telespectadores acompanharem, de modo simultâneo, você apresentando e fazendo reportagens?

Quero isso para sempre, adoro a rua. Não consigo ficar muito tempo longe é minha maior escola. Tento ao menos uma vez por mês fazer uma reportagem, ou até mesmo uma série. Mas é difícil e cansativo por causa dos horários, tenho que tirar uma ou até duas semanas para não fazer outra coisa a não ser trabalhar.

E esse ano você irá se empenhar para concorrer ao Prêmio Comunique-se como melhor âncora? Pois já ganhaste o Troféu “Mulher Imprensa” – também na categoria âncora de telejornal.

Será? Vou trabalhar para isso (risos)!

comentários
  1. Ficou sensacional essa entrevista com a Ticiana.
    Ela é demais, um exemplo de profissionalismo e muito carismática.
    E novamente, parabéns a equipe do NA MIRA responsável por essa agradável ‘conversa’.
    É por essa, e outras, que tenho orgulho de ter pertencido a essa equipe.
    Obs: Não sei o porquê, mas senti que tem algo meu nessa entrevista, rsrsrs.

  2. Matosão disse:

    Muito boa a entrevista gostei muito! essa Mulher tem muita raça e competência de sobra! sou fã do trabalho dela como repórter e apresentadora. Ela Fez uma matéria exelente sobre as cheias do amazonas que mostrou muita coisa sobre os ribeirinhos que todos mostram, mais ela mostrou o problema dessas pessoas de uma forma diferente e bem explicada, Humana! e na bancada mostra um olhar delicado e forte ao mesmo tempo, que cativa quem assiste o jornal da Band! Parábéns ao Comunique-se. e a Ticiana!

  3. […] Ticiana Villas-Bôas Apresentadora do Jornal da Band foi o Alvo do NaMira da UPA! maio, 2010 3 comentários 4 […]

  4. cleilson gonçalves disse:

    sou super fã da ticiana villas-bôas, sempre que posso o acompanho no telejornal,
    e também suas reportagens.

  5. Ticiana acho você uma graça, e quando te vejo no jornal da Band , fico ouvindo esse sotaque
    baiano muito charmoso, é realmente gostoso o jeito que você passa a notícia. Parabéns, você coloca a noticia no ar deu uma maneira graciosa e interessante de ouvir, pode ter certeza, você é um amor.

    Beijos e que Deus pai todo poderoso em nome do Sr. Jesus te ilumine e abençoe para sempre.

    Nilson Braga

  6. ramiro mendes disse:

    ticiana vc pára mim e a melhor reporter da tv brasileira.sem contar que tambem vc e a mais linda mulher da tv e para mim do mundo abraços

  7. eu gostaria de saber o que ouve com ela neste fim de semana estou preocupado tem outra no lugar
    ..

Deixe um comentário

